A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA O PROCESSO EDUCATIVO

978-85-906312-5-5

Produto novo

Número de páginas: 50

Edição: 1(2019)

ISBN: 978-85-906312-5-5

Formato: A4 

Coloração: Colorido

Acabamento: Brochura s/ orelha

Tipo de papel: Couche 150g

Mais detalhes

1000 Itens

R$ 95,00

Pague utilizando o Paypal
Pague utilizando o Paypal

Mais informações

Autores

Flavia Cristina Pereira Figueiredo

Murilo Sierro Dias Alves Faria

Sarita de Cássia Pirola da Cunha Sierro Dias

 

Participações

Ricardo Akira Harada (Capa, Prefácio e Edição)

Eric Costa de Moraes (Revisão)

Publicação: 12/08/2019

Publicação Comercial: 30/09/2019

Sinopse

Este livro visa estudar a avaliação pedagógica devido à sua importância fundamental, pois pode ser vista como a base na tomada de decisões do profissional da educação para adotar atividades de reforço; modificar a postura do professor frente ao aluno, fornecer ajudas simples, melhores explicações, exemplos e situações; aprofundar questões, proporcionar desafios; desenvolver episódios para a aprendizagem e, inclusive, considerar o aluno apto em relação ao conteúdo ou habilidade trabalhados. A avaliação é abordada em diversos aspectos relevantes, enfocando sua contribuição para o professor, os procedimentos habituais de avaliação, bem como sua importância para o processo educativo. No Capítulo I é feita uma análise da avaliação e verificação, seguida de uma abordagem do que a escola pratica e, finalizando este capítulo, é relatado o ponto de como deveria ser a aferição do aproveitamento escolar. No Capítulo II discorre-se o fato da avaliação educacional como processo de construção do conhecimento, onde a avaliação é vista como um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica no sentido de captar seus avanços, suas resistências e suas dificuldades e possibilitar uma tomada de decisão de o que fazer para superar os obstáculos. O Capítulo III esclarece o processo diagnóstico de avaliação, segundo a ótica de vários autores. Como conclusão, vimos que o ponto chave da educação deve ser o aluno aprender a aprender, saber pensar, ser crítico e analítico. E é dentro dessa perspectiva que a avaliação deve trabalhar.

Categorias: Educação

Palavras-chave:  Avaliação,   Processo Educativo, Educação