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Projeto de Criação da Revista Científica “DocenteCPS – Saberes em Rede”
1. Título do Projeto
Criação da Revista Científica “DocenteCPS – Saberes em Rede”
2. Justificativa
Professores atuantes nos níveis Médio, Técnico e Superior têm desenvolvido diversas práticas e pesquisas relevantes que frequentemente não encontram espaço de divulgação acadêmica. A proposta desta revista científica é criar um ambiente digital de ampla participação e acesso, com foco na publicação de artigos científicos escritos por docentes em atuação, promovendo o intercâmbio de saberes entre diferentes níveis da educação e valorizando a produção intelectual da rede.
3. Objetivo Geral
Criar e manter uma revista científica digital de acesso aberto, hospedada no domínio www.docentecps.com.br, com submissão, avaliação e download gratuito de artigos.
4. Objetivos Específicos
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Estimular a produção científica de professores dos níveis Médio, Técnico, Graduação e Pós.
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Permitir que o público acesse gratuitamente os artigos após cadastro simples.
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Estruturar o processo de submissão via plataforma PrestaShop, com cada artigo publicado como um "produto gratuito para download".
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Implementar um sistema de avaliação por pares, com revisores do mesmo nível de atuação dos autores.
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Divulgar a produção docente e fortalecer redes de colaboração acadêmica.
5. Nome da Revista
DocenteCPS – Saberes em Rede
Subtítulo: Revista Científica de Professores do Ensino Médio, Técnico e Superior6. Público-Alvo
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Professores da Rede Estadual, Federal e Particular dos níveis Médio, Técnico e Superior.
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Pesquisadores e profissionais da educação.
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Estudantes de licenciaturas e pós-graduações.
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Comunidade científica em geral.
7. Plataforma e Funcionamento
Submissão dos Artigos
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Realizada via painel administrativo do PrestaShop, cadastrando o artigo como um produto com:
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Título;
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Autor(es);
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Área temática;
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Resumo e palavras-chave;
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PDF anexado como arquivo para download.
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Avaliação por Pares
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Professores dos mesmos níveis dos autores (médio/técnico/superior/doutorado) serão os revisores.
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Avaliação será em sistema cego simples (sem nomes dos autores).
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Revisores ainda serão convidados/definidos.
Acesso aos Artigos
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Os artigos serão exibidos no menu “Artigos” do site www.docentecps.com.br.
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O usuário poderá se cadastrar gratuitamente e baixar os artigos diretamente após login.
8. Metodologia de Implementação
Fase 1 – Estruturação
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Definir linha editorial e áreas temáticas.
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Escolher ISSN eletrônico.
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Configurar PrestaShop para permitir upload e download de arquivos.
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Criar modelo visual padrão de artigo (template).
Fase 2 – Montagem da Equipe
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Indicação de editores e revisores (1 por área e nível).
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Criação de formulário de inscrição de pareceristas.
Fase 3 – Divulgação
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Lançamento da chamada de artigos.
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Divulgação interna (instituições de ensino) e externa (redes sociais, e-mails).
Fase 4 – Avaliação e Publicação
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Recebimento, avaliação e organização dos artigos.
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Publicação em edições digitais semestrais.
9. Recursos Necessários
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Plataforma PrestaShop com módulo de download gratuito;
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Domínio e hospedagem já existentes;
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Equipe editorial e técnica voluntária;
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Ferramentas de edição e revisão textual.
10. Cronograma Inicial
Mês Etapas 1 Definição do nome, linha editorial, áreas e equipe 2 Configuração do PrestaShop com layout da revista 3 Lançamento da chamada de artigos 4-5 Recebimento e avaliação dos artigos 6 Publicação da 1ª edição 11. Avaliação e Sustentabilidade
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Indicadores: número de artigos submetidos e baixados, instituições participantes, revisores ativos.
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Sustentabilidade: manutenção voluntária, apoio institucional, e possíveis editais de fomento.
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Cursos
Os cursos são classificados como cursos livres, conforme disposto no Art. 206, inciso II da Constituição Federal e na LDB nº 9.394/96 e Portaria nº 008/2002 – MEC com certificação válida para fins de currículo, comprovação de aperfeiçoamento, atividades complementares e concursos públicos (quando previsto em edital). Saiba o passo a passo de como funciona nossos cursos no rodapé desta página.