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    Projeto de Criação da Revista Científica “DocenteCPS – Saberes em Rede”

    1. Título do Projeto

    Criação da Revista Científica “DocenteCPS – Saberes em Rede”

    2. Justificativa

    Professores atuantes nos níveis Médio, Técnico e Superior têm desenvolvido diversas práticas e pesquisas relevantes que frequentemente não encontram espaço de divulgação acadêmica. A proposta desta revista científica é criar um ambiente digital de ampla participação e acesso, com foco na publicação de artigos científicos escritos por docentes em atuação, promovendo o intercâmbio de saberes entre diferentes níveis da educação e valorizando a produção intelectual da rede.

    3. Objetivo Geral

    Criar e manter uma revista científica digital de acesso aberto, hospedada no domínio www.docentecps.com.br, com submissão, avaliação e download gratuito de artigos.

    4. Objetivos Específicos

    • Estimular a produção científica de professores dos níveis Médio, Técnico, Graduação e Pós.

    • Permitir que o público acesse gratuitamente os artigos após cadastro simples.

    • Estruturar o processo de submissão via plataforma PrestaShop, com cada artigo publicado como um "produto gratuito para download".

    • Implementar um sistema de avaliação por pares, com revisores do mesmo nível de atuação dos autores.

    • Divulgar a produção docente e fortalecer redes de colaboração acadêmica.

    5. Nome da Revista

    DocenteCPS – Saberes em Rede
    Subtítulo: Revista Científica de Professores do Ensino Médio, Técnico e Superior

    6. Público-Alvo

    • Professores da Rede Estadual, Federal e Particular dos níveis Médio, Técnico e Superior.

    • Pesquisadores e profissionais da educação.

    • Estudantes de licenciaturas e pós-graduações.

    • Comunidade científica em geral.

    7. Plataforma e Funcionamento

    Submissão dos Artigos

    • Realizada via painel administrativo do PrestaShop, cadastrando o artigo como um produto com:

      • Título;

      • Autor(es);

      • Área temática;

      • Resumo e palavras-chave;

      • PDF anexado como arquivo para download.

    Avaliação por Pares

    • Professores dos mesmos níveis dos autores (médio/técnico/superior/doutorado) serão os revisores.

    • Avaliação será em sistema cego simples (sem nomes dos autores).

    • Revisores ainda serão convidados/definidos.

    Acesso aos Artigos

    • Os artigos serão exibidos no menu “Artigos” do site www.docentecps.com.br.

    • O usuário poderá se cadastrar gratuitamente e baixar os artigos diretamente após login.

    8. Metodologia de Implementação

    Fase 1 – Estruturação

    • Definir linha editorial e áreas temáticas.

    • Escolher ISSN eletrônico.

    • Configurar PrestaShop para permitir upload e download de arquivos.

    • Criar modelo visual padrão de artigo (template).

    Fase 2 – Montagem da Equipe

    • Indicação de editores e revisores (1 por área e nível).

    • Criação de formulário de inscrição de pareceristas.

    Fase 3 – Divulgação

    • Lançamento da chamada de artigos.

    • Divulgação interna (instituições de ensino) e externa (redes sociais, e-mails).

    Fase 4 – Avaliação e Publicação

    • Recebimento, avaliação e organização dos artigos.

    • Publicação em edições digitais semestrais.

    9. Recursos Necessários

    • Plataforma PrestaShop com módulo de download gratuito;

    • Domínio e hospedagem já existentes;

    • Equipe editorial e técnica voluntária;

    • Ferramentas de edição e revisão textual.

    10. Cronograma Inicial

    Mês Etapas
    1 Definição do nome, linha editorial, áreas e equipe
    2 Configuração do PrestaShop com layout da revista
    3 Lançamento da chamada de artigos
    4-5 Recebimento e avaliação dos artigos
    6 Publicação da 1ª edição

    11. Avaliação e Sustentabilidade

    • Indicadores: número de artigos submetidos e baixados, instituições participantes, revisores ativos.

    • Sustentabilidade: manutenção voluntária, apoio institucional, e possíveis editais de fomento.

  • Cursos

    Os cursos são classificados como cursos livres, conforme disposto no Art. 206, inciso II da Constituição Federal e na LDB nº 9.394/96 e Portaria nº 008/2002 – MEC com certificação válida para fins de currículo, comprovação de aperfeiçoamento, atividades complementares e concursos públicos (quando previsto em edital). Saiba o passo a passo de como funciona nossos cursos no rodapé desta página.

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